Quanto você deve gastar na compra de um imóvel?

Você navegou pelo maior portal de Imóveis de Londrina e região e encontrou o imóvel que quer transformar na sua casa própria? Agora é hora de pensar no investimento.

É muito importante fazer as contas para saber se o valor realmente cabe no bolso. Existem duas opções: a primeira é a compra à vista. A segunda é o famoso financiamento imobiliário - as principais características de cada modalidade você encontra no link Comprar ou Alugar?

Se você optou por pagar a compra de uma vez, o principal é saber se terá o valor completo para o pagamento do imóvel e também a documentação que é exigida para transferência do imóvel (você pode pedir para seu corretor te auxiliar com os cálculos). Uma dica é que mesmo comprando à vista, você pode usar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para completar o montante.

Agora, se você quer investir na casa própria por meio do financiamento imobiliário, você deve ter duas preocupações em mente. A primeira é o valor da entrada, que nas principais modalidades de financiamento são de no mínimo 10% do preço do imóvel se ele for novo, e 20% se for usado. O segundo ponto que deve ser levado em consideração são os valores das prestações. Essa prestação é calculada com base na renda bruta familiar informada e o valor do imóvel. Ela pode chegar em até 30% dos valores comprovados em holerite.

Tendo esse cálculo feito, é hora de analisar se poderá realmente comprometer esse valor mensal sem deixar de lado outros compromissos essenciais.

Para exemplificar de forma simples:

Se você procura um imóvel de 300 mil e sua renda é de 5 mil mensais, segundo a maior financiadora atual, sua prestação inicial ficaria em R$ 1.500,00 e a entrada seria de R$ 154.000,00.

Achando o valor ideal para seu orçamento, é só informar ao corretor que poderá indicar as próximas etapas da negociação.

Saiba mais: